terça-feira, maio 24, 2005

 

Os vários tipos de verdades...

“Em termos relativos” ou “em termos absolutos”, “em termos comparativos” e “em termos evolutivos” são várias das análises que se podem fazer face a um único facto. Em relação aos vários assuntos que influenciam a opinião pública somos constantemente bombardeados por essas várias análises que só servem propósitos meramente políticos e eleitoralistas.

Reparem no exemplo mais recente: o famoso défice das contas públicas. Observem as mesmas verdades e o mesmo facto, utilizados politicamente...

a) O défice previsto no orçamento de Estado para 2005 (elaborado em Setembro de 2004) era de 3%

b) O défice previsto para 2005 pelo Banco de Portugal (estudo de Maio 2005) é 6,83%.

O que ali não é dito é que ao longo destes meses estavam certos pressupostos que embora incluídos nas contas do orçamento (e que sempre lá estiveram!), foram entretanto retirados ficando assim alteradas as contas.

Alguns exemplos:

- a perda da receita prevista referente ao “negócio” da GALP que foi, em Dezembro, recusado pela União Europeia
- a perda de receita subjacente à inversão na política das SCUT’s após a mudança de governo
- a não equiparação das reformas do funcionários do Estado às dos trabalhadores indiferenciados após a mudança de governo (média do último vencimento contra média dos últimos 15 anos de vencimentos!!!)

Outro aspecto a reter é que os 6,83% previstos não se irão nunca concretizar a não ser que este governo cruze os braços e assista passivamente sem fazer nada. Assim começamos bem, podemos chegar ao final do ano e apresentar 4% ou mesmo 5% que o povão já fica contente.

Parem, ouçam, olhem para os dois lados e então formem as vossas opiniões. Desde há um tempo aprendi que o melhor e o mais sensato é saber e perceber os argumentos dos dois lados para chegar a um meio termo o mais aproximado possível da verdadeira verdade.

Pronto, já desabafei!


Comments:
É só trafulhíces... :(
Estes bem se podiam mostrar melhores que os anteriores!!!
Ok, tb já desabafei.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?