quinta-feira, maio 12, 2005

 

Católico não praticante

Desta vez escrevo sobre um termo que nos últimos anos se tem vindo a ouvir com mais insistência: católico não praticante.E escrevo mais uma vez pois dúvidas e interrogações com a sua razão de ser assaltam-me e conseguem deixar-me confuso.

Ora senão vejamos a mais proeminente delas: o que é um católico não praticante? Parece fácil, não?

Analisemos então em detalhe o termo. “Católico” parece pacífico. Alguém que acredita em Deus e que segue o catolicismo como doutrina. Doutrina de vida baseada na crença de que Cristo é filho de Deus, na crença do Espírito Santo. Dar a outra face, ajudar o próximo, amar os nossos inimigos. Bíblia, Papa, Igreja, Apóstolos, etc, certo? De acordo? Ok.

Seguindo, aparece “não praticante”. Não praticante é alguém que não exerce, não age e não faz aquilo que em princípio era suposto fazer. E conjugados seria qualquer coisa como não praticar o catolicismo…

É aqui que a coisa se torna mais sui generis. Como é que se é alguma coisa sem o ser, sem agir em conformidade? Sou católico mas não pratico, ou seja, se me apetecer invocar o nome de Deus em vão ou fingir que não vejo a velhota carregada com as compras para não a ajudar posso fazê-lo pois de momento não estou a praticar eh eh eh Assim também brinco!

Há que ganhar o nosso lugar no céu, ter boa nota no julgamento final mas como se é não praticante também se pode fazer aí umas avariazitas. Eventualmente há aqueles que até seguem mais ou menos os ensinamentos da Bíblia mas levantar cedo ao Domingo para ir ouvir (?) o Sr. Padre na missa é que…pois. Será que também se enquadra no regime dos não praticantes?

Gosto disto.

Pronto, já desabafei!


Comments:
Não praticante é apenas aquele que não pratica algum dos preceitos fundamentais da sua religião.O essencial está lá,mas não concorda com algo.Democracia será?Tipo não obrigamos ninguem?penso que seja no sentido de não ir à missa.Outras prioridades?zangados com padres?Tudo é possível.Só se deve saber é se são católicos,porque isso de praticante tá esclarecido.
 
Eu vejo as coisas assim: deus está em todo o lado, certo? Deus é omipresente, omnipotente e omniesciente, certo? Ok, então para que raio servem os padres, ai perdão, pastores!? Ah, ok, para encaminharem o rebanho pelos meandros do "senhor". Puta que os pariu! Eu não acredito em deus (nenhum) mas também vivo do sentimento religioso e acredito em algumas coisas que me fazem ter o carácter e a personalidade que tenho: humanismo, civismo, amizade, amor, respeito, solidariedade.
Agora uma coisa é certa, para se pertencer a uma religião, e quando se acredita em deus, É-SE PRATICANTE quer se queira quer não! TEM DE SER, não dá para fugir a isso!! Mesmo sem ir à igreja, sem papar sermões, sem viver com medo da rejeição da entrada no céu, ainda se tem de respeitar o que está subjacente à relegião que se "segue" ou da qual se faz "parte", certo? Tenham tacto!
 
Ah, é verdade!
"Católico não Praticante" significa que se foi baptizado (e talvez primeiramente comunhado, e dp talvez crismado...), que se foi educado segundo os pregaminhos da fé cristã e segundo os ensinamentos da religião católica, mas, de facto, NÃO SE PRATICA!!
Nem sempre acontece como foi comigo, mãe católica relativamente praticante e pai ateu, e não fui baptizado para poder escolher qd atingisse a maioridade. Normalmente os pais decidem pela criança, ou para a criança, melhor dizendo, e depois dá-se este fenómeno... uma legião de católicos NÃO praticantes.
 
El Cristianismo Catolico es la Religion de la Fraternidad Humana
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?