domingo, março 20, 2005

 

Outra vez a seca...

Ano após ano lá vem a seca. Invariavelmente lá vêm a chuva e os incêndios.

Eu (e qualquer comum mortal) percebo perfeitamente as consequências da falta de àgua.

O que eu não percebo é a falta de iniciativa no que diz respeito à prevenção ou, ainda mais importante, no que diz respeito a soluções que se podem adoptar para fazer face a esses problemas causados pela natureza.

Porque é que todos os anos ouvimos as mesmas queixas? Os mesmos problemas? Eu não sei se sabem mas há povos muitos empreendedores que não se limitam a obterem apoios financeiros do Estado (leia-se de todos nós!) ou a usufruirem do Estado de Calamidade Nacional...

Os holandeses avançaram literalmente pelo mar adentro. Construíram diques e barragens. Puseram mãos à obra e já não se queixam.

Os israelitas plantaram no deserto... Sim! Não me enganei! PLANTARAM NO DESERTO!

E os nossos agricultores queixam-se da falta de àgua?

Será que é o Estado (mais uma vez leia-se todos nós!!) que tem que suportar a sua inércia e a sua inépcia? Será que é o Estado que tem de gastar do seu (nosso) orçamento para minimizar o prejuízo dos produtores de vinho, dos produtores de batatas e dos produtores de laranjas?

Em qualquer negócio há riscos. Suportem este risco! Gastem dinheiro na rega automática, re-invistam parte dos lucros obtidos e não olhem para o céu dançando a dança da chuva.

Na era da Internet, dos Dvd´s e das viagens espaciais ainda há gente que se submete cegamente às leis da Natureza. Nem parece que estamos no Séc. XXI...

Pronto já desabafei!

Comments:
A seca é um problema principalmente para o gado, esses é que me preocupam, não são as culturas. Se nãoi houver erva nem dinheiro dos criadores para ração... MORREM! :(
Por outro lado, custa-me bastante ver que cá em Évora a rega da relva e canteiros por TODA a cidade se faz durante o dia, além da fonte que gasta água por evaporação... DÊM O EXEMPLO!!!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?