sexta-feira, março 30, 2007

 

Cuidado! O Salazar vai voltar!


Houve alguém que se lembrou de inventar um programa/concurso de televisão sobre as figuras mais importantes a nível nacional e ao longo da história.
Devo dizer que até certo ponto o programa foi interessante na medida em que fiquei a conhecer mais alguma da História de Portugal.

Só tendo visto o último e decisivo episódio reparei que o nosso Portugal continua cheio de fantasmas no armário e monstrinhos debaixo da cama. O antigo regime, o Estado-Novo, o Salazarismo ou lá como lhe queiram chamar foi uma parte da nossa história e, quer se queira quer não, teve de mau mas também teve de bom!

Da falta de liberdade, do direito à opinião, à repressão e ao baixo nível de vida nas zonas rurais é inegável que o Escudo era tão forte como o Dólar, não havia corrupção, Portugal tinha um Império e andar nas ruas era perfeitamente seguro.

Posso dizer com alguma satisfação até que gostei do resultado final. Mas gostei principalmente do mau perder de Odete Santos do PCP que espumava pela boca e da maioria dos defensores dos respectivos candidatos que antes de os defenderem propriamente dito, atacavam o candidato Dr. Salazar...

Enfim, acho piada terem dito no fim que não era caso para pânico pois era só um concurso. No entanto não se alarmem pois concordo pefeitamente que os mais de 40% votantes no Dr. Salazar tenham votado como forma de protesto sobre a situação actual do País e não porque queiram o senhor de volta.

Outra curiosidade: Salazar em 1º? E então o Álvaro Cunhal em 2º? É só rir. Está bem que o homem lutou pela liberdade, foi preso, torturado, e acabou por vencer mas uma das figuras mais proeminentes na História do País? Ainda bem que Álvaro Cunhal deixou o "trabalho" a meio senão teríamos uma ditadura de esquerda onde nem sequer poderíamos sair do país para ir fazer compras a Badajoz.... Ah, e também haveria censura, polícia política, etc. Curioso, não?

Pronto, já desabafei.

ps - de referir ainda que os grandes Camões, Pessoa, D. Afonso Henriques, D. João II ou ainda o Infante D. Henrique ficaram cá para baixo...


This page is powered by Blogger. Isn't yours?