sexta-feira, setembro 23, 2005

 

Túnel do Marquês

Mais vale tarde do que nunca...

A expressão popular que acabaram de ler tem a ver com o desfazamento de datas entre este texto e o assunto propriamente dito e não com o assunto em si visto que esse está ainda longe de ser resolvido.

Eu explico. Há 4 anos uma das promessas eleitorais do Dr. Santana Lopes, caso fosse eleito Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, era a da construção do túnel do Marquês de Pombal.

Agora peço-vos um exercício de memória. Houve o projecto, foi aberto concurso público para atribuição da obra, enfim, todas essas burocracias próprias de quem quer fazer alguma coisa.

Agora reparem nesta coisa extraordinária. Depois de terem começado as obras começaram a surgir as críticas. Que passava muito junto ao Metropolitano, que não tinha sido feito um estudo de impacto ambiental, etc, até que as obras foram finalmente interrompidas por ordem judicial e através de uma providência cautelar.

O que eu pergunto é: o que andaram a fazer os senhores ambientalistas e os senhores da oposição na Câmara quando, na campanha eleitoral, foi anunciada esta medida?

Concorde-se ou não com o referido túnel, a verdade é que dá vontade de rir quando se viu em Abril passado (3 anos depois) o PS-Lisboa a sugerir uma Comissão Eventual de Acompanhamento das Obras...

Depois criticam que não fazem nada, safa!

Pronto! Já desabafei.

quinta-feira, setembro 22, 2005

 

Dia Europeu sem carros

Com a preocupação de uma maior mobilidade no centro das cidades foi criado hà uns anos o "Dia Europeu Sem Carros" que se celebra precisamente a 22 de Setembro. Para quem anda mais distraído a iniciativa tem como medida mais visível e imediata a interdição do trânsito automóvel no centro das cidades.

A cidade do Porto volta mais uma vez a não aderir. Pelo seu Presidente, o Dr. Rui Rio, a justificação é a de que causa um grande transtorno para a população que todos os dias se dirige para o centro para ir trabalhar e que por si só a iniciativa é apenas simbólica e não resolve nenhum problema. Acrescenta ainda que quando assumiu funções na Câmara foi criado o Provedor da mobilidade e desde então tentam promover outro tipo de iniciativas mais práticas e com efeitos mais duradouros.

Como vai sendo cada vez mais difícil encontrarmos políticos que fazem pelas pessoas e não pelos votos, aqui fica o registo. E lá subiu uns pontos na minha consideração, Dr. Rui Rio.

Pronto! Já desabafei.

quinta-feira, setembro 08, 2005

 

Como somos pequeninos

Segundo o Governo Civil de Setúbal a implosão das duas torres da Torralta em Tróia teve locais especialmente preparados para a assistência do evento. De registar que os VIP's, nomeadamente o 1º Ministro Engº José Sócrates, tiveram bancada de honra. Outros locais como um video gigante em Grândola ou um espaço próprio em Setúbal, com direito inclusive a distribuição de binóculos, foram também disponibilizados.

Mas o que é isto? Será que toda esta gente não tinha mais nada para fazer? Que injustiça, ainda acusam os portugueses de baixa produtividade. Então o trabalho que não deve ter dado montar aquela logística toda. Acho que a única coisa boa de tudo isto foi o facto de muita gente ter aprendido o significado de "implosão".

Nota - José Sócrates falava na altura aos jornalistas explicando a importância do novo projecto que agora vai ser iniciado devido ao investimento que foi feito e à futura criação de 10.000 novos empregos. Para meio entendedor, meia palavra basta...

Pronto! Já desabafei.

terça-feira, setembro 06, 2005

 

Venha o Diabo e escolha, coitado...

Hoje escrevo para me lamentar pelos candidatos que já se perfilam para as próximas eleições presidenciais. Como se não bastassem os incêndios, a crise económica, o desemprego e a seca, por exemplo.

Quando alguém como o Dr. Mário Soares, com a sua provecta idade, o seu passado e o seu historial se decide (re)candidatar à Presidência da República algo está mal neste país. Eu sei que o PS não tem mais ninguém disponível neste momento mas isso por si só já é confragedor.

Depois admiram-se de já haver piadinhas sobre o Eusébio a querer voltar à selecção e a Rosa Mota a querer ir aos próximos Jogos Olímpicos.

Por outro lado temos o Dr. Francisco Louçã que diga-se de passagem é um excelente político (por isso é que o Bloco de Esquerda chegou onde chegou), um orador eloquente, mas não me queiram convencer que de repente, é o homem certo para o cargo.

Quer dizer o homem não pode ser "pau para toda a obra", né? Não exagerem! Bem sei que os partidos pequenos, como o B.E., têm que se distinguir dos outros para mostrar a sua utilidade e também para garantirem a sua sobrevivência mas não brinquem.

Depois dizem que o povo anda afastado da política. Enganam-se. O povo anda afastado é dos políticos! E faz muito bem!

Pronto! Já desabafei.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?